Destaque

Anvisa autoriza uso de tratamento inovador para sintomas da menopausa sem hormônios

0 0

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, autorizou o uso do fezolinetanto, um tratamento oral não hormonal destinado a aliviar os episódios de calor intenso e suores noturnos relacionados à menopausa.

Este fármaco será comercializado no Brasil sob a marca Veoza, desenvolvido pela Astellas Farma. O fabricante revelou em comunicado que a aprovação se baseou em três estudos clínicos de fase 3, que contaram com a participação de mais de 3 mil pessoas na Europa, Estados Unidos e Canadá.

O laboratório ressaltou que “antes da menopausa, existe um equilíbrio entre os estrogênios, hormônios produzidos pelos ovários femininos, e a neurocinina B (NKB), uma substância química do cérebro. Esse equilíbrio é fundamental para regular o centro de controle da temperatura corporal situado em uma área específica do cérebro”.

“Com o avanço para a menopausa, há uma redução nos níveis de estrogênio e esse equilíbrio é rompido. Essa alteração pode resultar em ondas de calor e suores noturnos”, completou.

O fabricante ainda informou que até 80% das mulheres entre 40 e 65 anos experimentam sintomas vasomotores moderados a intensos, conhecidos como fogachos.

“No Brasil, 36,2% das mulheres na faixa etária da menopausa (40-65 anos) enfrentam sintomas vasomotores moderados a intensos, um percentual que é significativamente superior à média global de 15,6%”.

Segundo o laboratório, quase 70% das brasileiras que relatam esses sintomas (69,9%) consideram as ondas de calor e os suores noturnos como severos, “indicando um impacto significativo na qualidade de vida, produtividade e sono”.

O post Anvisa aprova medicamento não hormonal contra sintomas da menopausa apareceu primeiro em Agora RS.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %